Psicocine - Psicologia e Filmes

198 Filmes e Séries com elementos da Psicologia

Podemos dizer que os filmes mais marcantes que assistimos são aqueles que possuem personagens e histórias que envolvem a psicologia, seja contando um drama familiar, a história de um relacionamento, um enfretamento dos dogmas da sociedade ou um suspense forense.

Abaixo, você pode ver uma lista em constante expansão com os melhores filmes com elementos da Psicologia.

Compartilhe os Filmes da Psicologia:
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Filtrar por assuntos:
Carol
Carol
Carol
2016
EUAInglaterra
Crítica SocialMaternidadeRelacionamentosSexualidade e Gênero
A história de amor entre Therese Belivet (Rooney MAra) e Carol (Cate Blanchett), em Nova York, no início dos anos 1950. Therese trabalha em uma loja de departamento em Manhattan e vive uma vida guiada pelas escolhas dos outros. Carol é uma mulher sedutora presa em um casamento fracassado. Desde o primeiro encontro sentem atração, mas devem enfrentar seus parceiros e a sociedade para ficarem juntas.
O Amante Duplo
O Amante Duplo
L'Amant Double
2017
França
DepressãoEsquizofreniaPsicopatologiasRelação Terapêutica
Chloé, uma jovem francesa com questões maternas e conflitos com a própria sexualidade e corpo, procura um psicoterapeuta para tratar suas questões. Ela se apaixona pelo terapeuta, o que acontece com ele mutuamente. Alguns meses depois, eles vão morar juntos, mas ela desconfia que ele esconde algo de seu passado. Um filme sobre a relação terapêutica, desejo, maternidade, sexualidade e delírio.
O Escafandro e a Borboleta
O Escafandro e a Borboleta
Le Scaphandre et le Papillon
2007
EUAFrança
Deficiência FísicaDeficiência VisualLutoPsicopatologias
Jean-Dominique Bauby (Mathieu Amalric) é o editor da revista Elle e, com 43 anos, tem um derrame cerebral. Ele acorda somente vinte dias depois, ainda lúcido, mas com paralisia, podendo movimentar somente um dos olhos. Um filme denso sobre cuidados paliativos, psicologia hospitalar, luto, resiliência e agressividade.
Martha Marcy May Marlene
MARTHA MARCY MAY MARLENE
MARTHA MARCY MAY MARLENE
2011
EUA
Psicopatologias
Assombrada por recordações dolorosas e uma paranóia crescente, uma mulher desestabilizada se esforça para se reintegrar com sua família depois de escapar de um culto abusivo.
Moonlight: Sob a Luz do Luar
Moonlight: Sob a Luz do Luar
Moonlight
2016
EUA
DrogadiçãoFilosofia de VidaSexualidade e Gênero
A história de Chiron, garoto preto, homossexual e pobre, trilhando sua jornada de autoconhecimento enquanto tentar não entrar no mundo de venda de drogas em Miami.
Requiem para um Sonho
Requiem para um Sonho
Requiem for a Dream
2000
EUA
Crítica SocialDrogadição
Esse drama conta a história de Harry (Jared Leto), sua mãe Sara (Ellen Burstyn), seu amigo Tyrone (Marlon Wayans) e sua namorada, Marion (Jennifer Connelly). Harry é viciado em heroína e cocaína, constantemente vendendo a amada televisão de sua mãe para comprar drogas. Sara, apesar de relutar, acaba sendo compassiva com o filho adicto e sempre compra a televisão novamente sem brigar com Harry. Juntos, Harry, Tyrone a Marion começam a vender drogas. Esse filme fala fortemente sobre adições de drogas lícitas e ilícitas, prostituição, alucinações, tratamento inadequados e dano social.
Trinta Anos Essa Noite
Trinta Anos Essa Noite
Le feu follet
1963
França
DrogadiçãoFilosofia de Vida
Dois dias na vida de Alain Leroy (Maurice Ronet), depressivo e internado pelo Alcoolismo. Ajudado pela amante quando retorna à Paris, deve lidar com a doença.
Psicose
Psicose
Psycho
1960
EUA
EsquizofreniaPsicopatologias
Marion (Janet Leigh) rouba a empresa em que trabalha e foge com o dinheiro para uma vida nova. Devido à uma tempestade, ele se hospeda em um hotel na estrada. Ela é recebida por Norman Bates, responsável pelo local. Misteriosamente Marion desaparece, chamando atenção de sua família. Um filme clássico sobre personalidade, esquizofrenia e psicopatia.
Melancolia
Melancolia
Melancholy
2011
AlemanhaDinamarcaFrançaSuécia
DepressãoPsicopatologias
O planeta Terra está em rota de colisão com outro planeta e todos irão morrer. As irmãs Justine (Kirsten Dunst) e Claire (Charlotte Gainsbourg) continuam afastadas emocionalmente, mesmo com o casamento de Justine e Michael (Alexander Skarsgard) marcado. A Melancolia vem após o casamento, com Justine conformada com sua morte e Claire desesperada pela vida.
Incêndios
Incêndios
Incendies
2010
CanadáFrança
Dramas FamiliaresLutoSexualidade e Gênero
O filme conta o testamento de Nawal, mãe dos gêmeos Simon e Jeanne, os quais descobrem ter um irmão e um pai, que acreditava-se ter falecido, mas está vivo. O último pedido de Nawal é que seus filhos encontrem o irmão e pai perdidos e entreguem duas cartas seladas.
Túmulo dos Vagalumes
Túmulo dos Vagalumes
Grave of the Fireflies
1988
Japão
Dramas FamiliaresFilosofia de VidaLuto
A trágica história dos irmãos Setsuko e Seita durante a segunda guerra mundial. Quando Setsuko, a irmãzinha caçula, fica doente, a relação dos irmãos deve se fortalecer para enfrentarem o momento de perda.
Fale com Ela
Fale Com Ela
Hable Con Ella
2002
Espanha
Dramas FamiliaresFilosofia de VidaLutoMaternidade
Em Madri, vive Benigno Martin (Javier Cámara), um enfermeiro cujo apartamento fica em frente a academia de balé comandada por Katerina Bilova (Geraldine Chaplin). Ele fica na janela da sua casa observando os ensaio com especial atenção a uma das estudantes de Katerina, Alicia Roncero (Leonor Watling). Quando Alicia é ferida em um acidente de carro, acaba internada no hospital onde ele trabalha. Benigno cuida dela, em coma, com um cuidado acima do normal.
Donnie Darko
Donnie Darko
Donnie Darko
2001
EUA
EsquizofreniaPsicopatologias
Donnie Darko (Jake Gyllenhaal) sofre um acidente e após começa a ter alucinações sobre um coelho que lhe diz para cometer crimes.
A Bela da Tarde
A Bela da Tarde
Belle de Jour
1967
França
Sexualidade e Gênero
A história de Séverine (Catherine Deneuve), jovem bonita e rica mas infeliz no casamento, Séverine decide começar a se prostituir.
Rainha de Copas
Rainha de Copas
Dronningen
2019
Dinamarca
Dramas FamiliaresSexualidade e Gênero
Anne, advogada de sucesso, é casada com Peter. Peter tem um filho, Gustav, de uma relação anterior, que vem morar com eles. Anne se sente atraída sexualmente pelo adolescente. Um filme sobre infelicidade conjugal, pedofilia, parafilias, abuso, famílias desestruturadas e violência familiar.
As Vantagens De Ser Invisível
As Vantagens De Ser Invisível
The Perks Of Being A Wallflower
2012
EUA
AdolescênciaDepressãoFilosofia de Vida
Charlie (Logan Lerman) é um adolescente tímido e impopular que conta sobre sua vida por cartas para uma pessoa anônima, enquanto passa pelas difícies fases da adolescência, incluindo uso de drogas e a descoberta da sexualidade.
Psicopata Americano
Psicopata Americano
American Psycho
2000
EUA
EsquizofreniaPsicopatologias
Patrick Bateman (Christian Bale) é jovem, branco, bonito e sem nada que o diferencie de seus colegas de Wall Street. Protegido pelo dinheiro, se torna um serial killer, que vaga livremente e sem receios em busca de uma nova vítima. Um filme sobre psicopatia, personalidade e narcisismo.
Oslo 31 de Agosto
Oslo, 31 de Agosto
Oslo, 31, August
2011
Noruega
Crítica SocialDrogadiçãoRelação Terapêutica
O filme conta a história de um dia na vida de Anders, um viciado em reabilitação, que sai da internação para uma entrevista de emprego mas acaba encontrando amigos do passado.
Dente de Leite
Dente de Leite
Babyteeth
2019
Austrália
AdolescênciaDramas FamiliaresDrogadiçãoLutoRelacionamentos
Uma comédia dramática sobre uma garota adolescente que se apaixona por um traficante de drogas em um momento difícil de sua vida, a revelia de sua família que tenta protegê-la de toda forma. Um filme sobre câncer, sexualidade, luto e drogas.
Intocáveis
Intocáveis
Intouchables
2011
França
Crítica SocialDeficiência FísicaFilosofia de VidaRacismo
Philippe é um multimilionário tetraplégico francês, que precisa de um auxiliar de enfermagem para o auxiliar nas suas atividades rotineiras. O contratado é Driss, um senegalês que vive nos subúrbios de Paris, que acaba de cumprir uma pena de seis meses de prisão e que não tem qualquer formação para o cargo.
O Enigma de Kaspar Hauser1
O Enigma de Kaspar Hauser
Jeder für Sich und Gott Gegen Alle
1974
Alemanha
Crítica SocialFilosofia de Vida
Garoto é criado num porão, longe de qualquer contato com outro ser humano, até completar 18 anos. Sem saber falar, andar ou sua própria identidade, ele é levado para a cidade, onde é objeto de curiosidade e desprezo da população local.
Direito de Amar
Direito de Amar
Single Man
2010
EUA
DepressãoLutoPsicopatologiasSexualidade e Gênero
A história de amor entre George e Jim, rejeitados por suas famílias e homossexuais nos anos 1960. Casados há mais de uma década, Jim morre subitamente em uma viagem de carro e George não é permitido a participar do velório. Uma história sobre luto, perda, morte, ressignificação da vida e diversidade sexual.
Nise: O Coração da Loucura
Nise: O Coração da Loucura
Nise: O Coração da Loucura
2015
Brasil
EsquizofreniaHistória da PsicologiaPsicopatologias
Nise da Silveira, Médica Psiquiatra, presa durante a ditadura no Brasil, ao sair da prisão, volta aos trabalhos num hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro e se recusa a empregar o eletrochoque e a lobotomia no tratamento dos esquizofrênicos. Nise é a mais importante figura brasileira na luta antimanicomial.
O Lado Bom da Vida
Lado Bom da Vida
Silver Linings Playbook
2012
EUA
BipolaridadePsicopatologiasRelacionamentos
Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) perdeu muitas coisas, sua casa, trabalho e esposa. Deprimido e com comportamentos suicidas, ele é internado por oito meses. Ao sair, volta a morar com os pais e decide reconstruir sua vida, incluindo retomar seu casamento. Suas motivações mudam quando ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), alguém que também tem seus problemas.
O Iluminado
O Iluminado
The Shining
1980
EUA
EsquizofreniaPsicopatologias
Uma família viaja para um hotel abandonado, enfrentando alucinações, surtos psicóticos e violentos rompantes de humor.
O Silêncio dos Inocentes
O Silêncio dos Inocentes
The Silence of the Lambs
1991
EUA
ForensePsicopatologias
Clarice (Jodie Foster), é uma agente do FBI à procura de um assassino que ataca mulheres. Para construir o perfil psicológico do psicopata ela recorre à ajuda de um assassino preso com crimes semelhantes. Esse é Dr. Hanibal Lecter (Anthony Hopkins), um ex-psiquiatra canibal.
Parasita
Parasita
패러사이트
2019
Coréia do Sul
Crítica SocialDramas Familiares
Demonstrando claramente a diferença social entre famílias na Coréia do Sul, vemos a família Kim, que está desempregada, vivendo num porão sujo e apertado. Uma obra do acaso faz com que o filho adolescente da família comece a dar aulas de inglês à garota de uma família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe, filho e filha bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um.
45 Anos
45 Anos
45 Years
2015
Inglaterra
LutoRelacionamentos
Falta apenas uma semana para o 45º aniversário de casamento de Kate Mercer e o planejamento para a festa está indo bem. Contudo, uma carta chega para seu marido: o corpo de seu primeiro amor foi descoberto, congelado e preservado nas geleiras dos Alpes Suíços.
Closer: Perto Demais
Closer: Perto Demais
Closer
2005
InglaterraIrlanda
RelacionamentosSexualidade e Gênero
A história de dois casais, Larry (Clive Owen), Alice (Natalie Portman), Anna (Julia Roberts) e Daniel (Jude Law), entrelaçados por amor, traição, sedução e expectativas de “relacionamento feliz e inabalável”, envolvidos por suas limitações e nos mostrando que o “amor” é efêmero, volúvel e mutável. Um ótimo debate sobre machismo, relacionamentos possíveis e maturidade emocional.
Tomboy
Tomboy
Tomboy
2012
França
Sexualidade e Gênero
Laure (Zoé Héran) é uma garota de dez anos que mora com seus pais e irmã. A família se muda e Laure conhece uma garota de mesma idade chamada Lisa, que confunde Laure como menino. A partir desse momento Laure começa a se identificar socialmente como Mickäel. Filme que debate questões de gênero, diversidade e identidade de gênero.
Amor
Amor
Amour
2012
AlemanhaÁustriaFrança
RelacionamentosTerceira Idade
Relacionamentos,Terceira Idade Amour Alemanha, Áustria, França | 2012 Anne (Emmanuelle Riva), 85 anos, e George (Jean-Louis Trintignant), 81, estrelam “Amour”, um filme sobre um casal de idosos que vê a finitude à sua frente, lidando com sua história, filhos, conflitos, traumas e a morte.
Um Divã Para Dois
Um Divã Para Dois
Hope Springs
2012
EUA
Relação TerapêuticaRelacionamentosSexualidade e GêneroTerceira Idade
Arnold(Tommy Lee Jones) e Maeve (Meryl Streep) estão casados há mais de 30 anos e afastados afetivamente. Maeve decide então iniciar um processo internsivo de terapia de casal, para reaproximar o casal.
Persona
Persona
Persona
2013
França
EsquizofreniaRelacionamentos
Alma (Bibi Andersson), uma enfermeira, cuida da saúde de Elizabeth (Liv Ullmann), uma atriz muda. Pouco a pouco suas personalidades vão se misturando.
Juno
Juno
Juno
2007
EUA
AdolescênciaMaternidadeRelacionamentosSexualidade e Gênero
A história de Juno, garota de 16 anos, que engravida de seu namorado e desiste de fazer um aborto. Com ajuda da família decide ter a criança, mas leva-la para adoção, encarando situações que demandarão maturidade.
Forrest Gump: O Contador de Histórias
Forrest Gump: O Contador de Histórias
Forrest Gump
1994
EUA
Filosofia de Vida
A história de Forrest (Tom Hanks) garoto com deficiência intelectual que conta sua perspectiva de mundo, passando por momentos marcantes da história dos Estados Unidos.
A Religiosa
A Religiosa
La Religieuse
2013
França
Crítica SocialDramas Familiares
Suzanne Simonin descreve sua vida e infelicidade por meio de cartas. Ela foi enviada à um convento contra sua vontade por sua família, que decidiu que ela deveria se tornar freira. Baseado no romance de Denis Diderot.
Um Homem Chamado Ove
Um Homem Chamado Ove
En man som heter Ove
2015
Luto
Ove é um senhor mal-humorado e amargurado de 59 anos. Aposentado, ele vive uma rotina monótona, com algumas visitas ao túmulo de sua falecida esposa. Com tendências suicidas, ele é surpreendido quando novos vizinhos vem para seu bairro.
Terapia de Risco
Terapia de Risco
Side Effects
2013
EUA
DrogadiçãoPsicopatologiasRelação Terapêutica
Um drama sobre a psicofarmacologia e possíveis efeitos colaterais das medicações.
Viva
Viva: A Vida É Uma Festa
Coco
2017
EUA
Dramas FamiliaresFilosofia de VidaInfânciaLuto
Miguel é um menino de 12 anos que quer muito ser um músico famoso, mas que precisa enfrentar o legado e mandato de sua família, desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos.
Temple Grandin
Temple Grandin
Temple Grandin
2010
EUA
Autismo
Temple Gradin é a história real de uma garota autista, diagnosticada ainda criança, que teve prejuízos na sociabilidade e aprendizagem, mas que hoje é PhD, tendo trabalhado com animais durante toda a vida.
A Pele que Habito
A Pele Que Habito
La Piel que habito
2011
Espanha
LutoPsicopatologiasSexualidade e Gênero
Robert (Antonio Banderas) é um cirurgião plástico cuja esposa se suicida após um incêndio e sua filha, após ser estuprada e acreditar ter sido seu pai o culpado, também se suicida. Obcecado, Robert sequestra o estuprador de sua filha para poder reencontrar sua esposa. Um filme sobre loucura, maternidade, morte e transgeneralidade.
Pequena Miss Sunshine
Pequena Miss Sunshine
Little Miss Sunshine
2006
EUA
Dramas FamiliaresFilosofia de VidaInfância
Uma família diferente, composta por um pai que desenvolveu um método de autoajuda que não funciona, um filho mais velho em voto de silêncio, um tio com comportamento depressivo e um avô que foi expuslo da casa de repouso por usar cocaína. Além deles, Olive (Abigail Breslin), a filha mais nova, é convidada para participar de um concurso de beleza para meninas pré-adolescentes. Juntos, decidem viajar até o concurso em uma kombi enferrujada.
Você Merece Um Amor
Você Merece Um Amor
Tu mérites un amour
2019
França
LutoRelacionamentos
Após a infidelidade de Rémi, Lila, que a amava mais do que tudo, tem dificuldade em lidar com o rompimento. Um dia, ela anuncia que viajará sozinha para a Bolívia para tentar entender seus erros.
TOC TOC
TOC TOC
TOC TOC
2016
Espanha
Psicopatologias
Seis pacientes com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), marcam uma sessão com um Psiquiatra, quando chegam ao consultório descobrem que foram todos marcados no mesmo horário. De forma engraçada, o filme explica o funcionamento do Transtorno em uma terapia de grupo.
Dogville
Dogville
Dogville
2003
AlemanhaDinamarcaFinlândiaFrançaHolandaInglaterraItáliaNoruegaSuécia
Crítica SocialPsicopatologias
Dogville é um vilarejo que ficam nas montanhas. Grace (Nicole Kidman) aparece no local tentando fugir de gângsters. Com o apoio de Tom Edison (Paul Bettany), o auto-designado porta-voz da pequena comunidade, Grace é escondida pela pequena cidade e, em troca, trabalhará para eles. Essa decisão gera revolta e fica decidido que em duas semanas ocorrerá uma votação para decidir se ela poderá ficar.
Seu Nome
Seu Nome
君の名は。
2016
Japão
AdolescênciaRelacionamentos
Dois adolescentes, Mitsuha, moradora de uma pequena cidade que deseja conhecer Tóquio; e Taki, que trabalha em um restaurante em Tóquio e deseja largar o seu emprego, se conectam pelos sonhos vívidos que têm.
As Virgens Suicidas
As Virgens Suicidas
The Virgin Suicides
1999
EUA
AdolescênciaDepressãoLutoRelacionamentosSexualidade e Gênero
Luto, Depressão, Relacionamentos, Sexualidade e Gênero EUA | 1999 As cinco irmãs Lisbon, moram em uma casa simples de subúrbio nos anos 70. Suas vidas são marcadas pelo amor, repressão, sexo, morte, amizades e desejo.
Coringa
Coringa
Joker
2019
EUA
Crítica SocialDepressãoDramas FamiliaresPsicopatologias
A história de Arthur Fleck, homem beirando os 40 anos, com uma mãe doente, que se esforça para trabalhar em uma sociedade opressora que culpabiliza o sofrimento e segrega o sofrimento mental.
Animais Noturnos
Animais Noturnos
Nocturnal Animals
2016
EUA
Dramas FamiliaresForenseRelacionamentos
A história, aparentemente de amor, é sobre Susan (Amy Adams) e Edward (Jake Gyllenhaal), dois ex-namorados separados há 19 anos que seguem suas vidas após anos sem contato. O relacionamento deles terminou após demandas pessoais de Susan baseados no Mandato Familiar que lhe foi exigido, este que transfere para Edward, acreditando ser ele incapaz de prover uma vida segura e abastada para ela. Dezenove anos após o término, Edward escreve e envia a Susan um livro que escreveu, entitulado “Animais Noturnos” baseado na história que viveram. Esse filme fala sobre vingança, mandato familiar, moral, morte, luto e amor, tendo sido baseado em um livro chamado “Tony e Susan”.
Dogs Dont Wear Pants
Cachorros Não Usam Calças
Koirat eivät käytä housuja
2019
Finlândia
LutoSexualidade e Gênero
Juha é um médico que, após perder a esposa por afogamento, entra em Depressão por vários anos. Até o momento que entra em contato com uma Dominatrix que lhe ajuda a voltar a sentir e entrar em contato com sua falecida esposa.
Pendular
Pendular
Pendular
2016
ArgentinaBrasilFrança
Relacionamentos
Um escultor e uma dançarina dividem um grande salão industrial por uma fita no chão. Um filme sobre intimidade, arte e relações.
Fleabag
Fleabag
Fleabag
2016
Inglaterra
Dramas FamiliaresRelacionamentosSexualidade e Gênero
Fleabag (Phoebe Waller-Bridge) é uma jovem adulta lidando com problemas quase universais sob o ponto de vista feminino: problemas de relacionamento, frustração sexual e profissional, conflitos familiares. Uma mulher moderna vivendo em Londres, ela está tentando curar uma ferida enquanto recusa ajuda daqueles à sua volta, mantendo seu perfil intimidante o mais intacto possível.
A Outra História Americana
A Outra História Americana
American History X
1998
EUA
Crítica SocialRacismo
Derek (Edward Norton) é um líder de gangues racistas. O ódio lhe faz cometer um crime, sendo preso. Três anos após ele sai da prisão e tenta convencer seu irmão a não seguir o mesmo caminho.
Mulheres do Século 20
Mulheres do Século 20
20th Century Women
2016
EUA
Filosofia de VidaMaternidade
A vida de Dorothea Fields, uma mãe solteira na casa dos 50 que cuida do filho adolescente, durante uma época de mudanças culturais e de revolução. Na educação de Jamie, Dorothea conta com a ajuda de duas mulheres mais novas, Abbie, uma artista punk que aluga um quarto na casa dos Fields, e Julie, uma inteligente e provocadora adolescente.
Locke
Locke
Locke
2013
EUA
Crítica SocialDramas Familiares
Ivan Locke (Tom Hardy) é um engenheiro responsável pela construção de um dos maiores empreendimentos do mundo. Ele ama muito sua família mas, no caminho para a obra, recebe a ligação de uma pessoa com a qual teve um caso e está prestes a dar a luz um filho seu. O desenrolador do filme terá questionamentos sobre fidelidade, traição, família, paternidade e responsabilidade.
Babel
Babel
Babel
2006
EUAFrançaJapãoMéxico
Crítica SocialDramas Familiares
Babel é a conexão de quatro histórias separadas por continentes, mas semelhantes pelo sofrimento comum. Richard (Brad Pitt) e Susan (Cate Blanchett) são um casal em viagem por Marrocos, país no qual dois garotos provocam uma tragédia por brincarem com uma arma. No méxico famílias são separadas e no Japão vemos o drama da adolescente surda Chieko (Rinko Kikuchi). Os temas principais são as consequências de nossas escolhas, a morte, a deficiência e a desigualdade social.
Bao
Bao
Bao
2018
EUA
AdolescênciaLutoMaternidade
Um curta-metragem de oito minutos sobre maternidade e luto.
Pieces of a Woman
Pieces of a Woman
Pieces of a Woman
2021
EUA
Dramas FamiliaresLutoMaternidade
Martha (Vanessa Kirby) e Sean Carson (Shia Labeouf) são um casal de Boston nos últimos meses de gravidez e que decidem realizar um parto domiciliar. Um filme sobre maternidade, complicações médicas e jurídicas e demandas familiares.
A Solidão dos Números Primos
A Solidão dos Números Primos
La solitudine dei numeri primi
2010
Itália
Dramas FamiliaresRelacionamentos
A história não-linear de duas crianças rejeitadas que se tornam amigos. Eles se separam mais tarde para seguir suas carreiras, mas ainda assim sentem falta um do outro.
Ninfomaníaca (Volume I)
Ninfomaníaca (Volume I)
Nymphomaniac: Volume I
2014
AlemanhaBélgicaDinamarcaFrançaInglaterra
Dramas FamiliaresFilosofia de VidaPsicopatologiasSexualidade e Gênero
Machucada e desmaiada em um beco, Joe (Charlotte Gainsbourg) é encontrada por um homem mais velho, Seligman (Stellan Skarsgard), que a leva para sua casa para descansar e se recuperar.Ao acordar, Joe começa a contar como chegou ali, mas antes conta a história de sua vida, sua família e principalmente, sua compulsão sexual, seus traumas, descobertas do próprio corpo e prostituição.
Dançando no Escuro
Dançando no Escuro
Dancer in the Dark
2000
AlemanhaArgentinaDinamarcaEspanhaEUAFinlândiaFrançaHolandaInglaterraItáliaNoruegaSuécia
Crítica SocialDeficiência VisualDepressãoDramas FamiliaresFilosofia de VidaLutoPsicopatologias
Selma Jezkova (Björk) é mãe solteira e possui uma doença hereditária na visão. Ela está lentamente perdendo a visão e tenta impedir que seu filho também fique.
Infiltrado na Klan
Infiltrado na Klan
BlacKkKlansman
2018
EUA
Crítica SocialRacismo
Em 1978, Ron Stallworth (John David Washington), um policial preto do Colorado, se infiltra na Ku Klux Klan. Quando precisava participar de um evento outro policial (ADam Driver) ia no seu lugar, em pouco tempo se tornando líder da seita. Baseado em fatos reais.
O Operário
O Operário
The Machinist
2004
EspanhaEUA
EsquizofreniaPsicopatologias
Um ficção na qual Trevor Reznik (Christian Bale) não dorme há um ano, destruindo sua saúde física e mental. Ele trabalha em uma fábrica operando maquinário pesado. Ele se envolve em um acidente automobilístico, fazendo um homem perder seu braço e inicia um padrão de comportamento e pensamento paranóico, no qual acha que estão tramando contra ele e que deve perseguir um homem chamado Ivan.
Cisne Negro
Cisne Negro
Black Swan
2010
EUA
EsquizofreniaMaternidadePsicopatologias
Nina (Natalie Portman) é uma bailarina que procura o sucesso na profissional, infeliz na vida geral e cobrada em excesso pela mãe frustrada. Cisne Negro é um filme sobre bipolaridade, vida e morte, narcisismo materno, obsessão e abuso.
Um Método Perigoso
Um Método Perigoso
A Dangerous Method
2012
Inglaterra
História da PsicologiaPsicopatologias
O jovem psicanalista Carl Jung (Michael Fassbender) começa um tratamento inovador na histérica Sabina Spielrein (Keira Knigthley) sob orientação de seu mestre, Sigmund Freud (Viggo Mortensen). Baseado em uma polêmica história real.
Jovem e Bela
Jovem e Bela
Jeune et Jolie
2013
França
RelacionamentosSexualidade e Gênero
Durante uma viagem de verão com a família, a jovem Isabelle conhece o sexo. Quando retorna à sua cidade volta ao trabalho e, aos poucos, entra ainda mais em contato com o sexo, começando a se prostituir.
Poesia
Poesia
Shi
2010
Coréia do Sul
AlzheimerDramas FamiliaresFilosofia de VidaPsicopatologias
Mija (Jeong-hie Yun) tem 66 anos e descobre estar com Alzheimer. Amante de flores e poesia vive seus dias sozinha. Além disso, descobre que o neto está envolvido em situações de violência sexual, tendo ocasionado um suicídio.
Preciosa: Uma História de Esperança
Preciosa: Uma História de Esperança
Precious: Based on the Novel Push by Sapphire
2009
EUA
Crítica SocialRacismo
A história de Preciosa, abusada pela mãe, violentada por seu pai, pobre, analfabeta, preta e excluída socialmente. “Às vezes eu desejo que não estivesse viva. Mas eu não sei como morrer. Não há nenhum botão para desligar. Não importa o quão ruim eu me sinta, meu coração não para de bater e meus olhos se abrem pela manhã”. Um filme intenso sobre racismo, preconceito, violêncio, abuso sexual, gravidez na adolescência e mecanismos de defesa.
Meu Eu Secreto
Meu Eu Secreto
My Secret Self
2007
EUA
DocumentáriosSexualidade e Gênero
O documentário fala de três jovens transgêneros, tendo o mais velho 17 anos e a mais nova 6 anos. A vida em família, a descoberta, as causas, as adaptações e a aceitação.
Gênio Indomável
Gênio Indomável
Good Will Hunting
1997
EUA
Filosofia de VidaPsicopatologiasRelação Terapêutica
Um jovem de 20 anos (Matt Damon) já teve diversas passagens pela polícia e, quando sai da prisão, entra em condicional, se tornando zelador de uma universidade e tendo de participar de sessões semanais com o Psicólogo Sean (Robin Williams). Além de extremamente inteligente, possui um comportamento difícil e desafiador.
XXY
XXY
XXY
2007
ArgentinaEspanhaFrança
AdolescênciaSexualidade e Gênero
História de Alex, que nasceu com as duas características sexuais. Para ter uma vida normal, a família se muda para um vilarejo no Uruguai. Um dia a família recebe a visita de um casal de amigos que tem um filho adolescente, por quem Alex se atrai.
Melhor é Impossível
Melhor é Impossível
As Good as It Gets
1997
EUA
Dramas FamiliaresPsicopatologias
Em Nova York, um escritor grosseiro e sarcástico (Jack Nicholson) com comportamentos obsessivo-compulsivos tem como alvos principais um artista gay (Greg Kinnear), que é seu vizinho, e uma garçonete (Helen Hunt) que enfrenta problemas por ser mãe solteira e ter que se desdobrar para cuidar de seu filho, que tem asma crônica.
Amnesia
Amnésia
Memento
2000
EUA
Psicopatologias
Após ser assaltado, perder a esposa e entrar em coma, Leonard Shelby (Guy Pearce) passa a sofrer de amnésia retrógrada de curta duração. Ele não consegue se lembrar de fatos que aconteceram há 15 minutos. Mesmo assim ele decide ir atrás do assassino de sua mulher e se vingar. Um filme confuso e não-linear por Christopher Nolan.
Normal People
Pessoas Normais
Normal People
2020
Irlanda
AdolescênciaRelacionamentosSexualidade e Gênero
Uma história de amor realista sobre Marianne e Connell, ambos de uma cidade pequena na Irlanda, mas com origens bem diferentes. Conhecendo-se no ensino médio e se reencontrando muitas vezes anos após, entre idas e vindas de um amor difícil de conciliar.
O Silêncio dos Homens
O Silêncio dos Homens
O Silêncio dos Homens
2019
Brasil
DocumentáriosSexualidade e Gênero
Um documentário parte de um projeto que ouviu 40 mil pessoas sobre o tema da masculinidade, falando sobre criação, paternidade, machismo e crenças.
Quarto de Jack
O Quarto de Jack
Room
2015
CanadáIrlanda
Dramas FamiliaresFilosofia de VidaInfância
Jack (Jacob Tremblay), um menino de 5 anos, é cuidado por sua mãe Ma (Brie Larson). Apesar da ótima relação deles, ambos estão presos em um espaço de 10m², chamado de "Quarto de Jack". Um filme sobre maternidade e relações familiares.
Antes do Amanhecer
Antes do Amanhecer
Before Sunrise
1995
ÁustriaEUASuiça
Relacionamentos
Um americano Jesse (Ethan Hawke) em viagem conhece a francesa Celine (Julie Delpy) em um trem pela Europa. Eles se encantam e passam a noite e madrugada toda conversando sobre vida, relacionamentos, comédias românticas e aleatoriedades. O primeiro filme da trilogia.
Beleza Oculta
Beleza Oculta
Collateral Beauty
2016
EUA
Filosofia de VidaLutoRelação Terapêutica
Howard, após perder alguém muito importante entra em depressão e passa a escrever cartas para a Morte, o Tempo e o Amor. Inesperadamente, ele começa a receber visitas com respostas à essas cartas.
Newness
Newness
Newness
2017
EUA
LutoRelacionamentosSexualidade e Gênero
Gabi (Laia Costa) e Martin (Nicholas Hoult) utilizam frequentemente aplicativo de relacionamentos. Eventualmente acabam dando um “match” no aplicativo e começam a se relacionar, rapidamente também a namorar. Na mesma velocidade, após traição mútua na mesma noite, decidem iniciar um relacionamento aberto. Um filme que discute sobre a liquidez das relações, traições, fidelidade, amor, paixão e maturidade e responsabilidade emocional.
O Conto de Aia
O Conto de Aia
The Handmaid's Tale
2018
EUA
Crítica SocialDramas FamiliaresFilosofia de VidaLutoPsicopatologiasSexualidade e Gênero
Em um mundo distópico, um atentado mata o presidente dos Estados Unidos e uma facção católica destitui a Constituição e toma o poder com o intuito declarado de restaurar a paz. O grupo transforma o país na República de Gilead, instaurando um regime totalitário baseado nas leis do antigo testamento, retirando os direitos das mulheres e perseguindo os homossexuais e "pagãos". June, uma sobrevivente é obrigada a procriar para manter os níveis demográficos da população. Uma série necessária.
Um Estranho no Ninho
Um Estranho no Ninho
One Flew Over the Cuckoo's Nest
1975
EUA
Crítica SocialPsicopatologias
Randle Patrick McMurphy (Jack Nicholson) é um preso que simula insanidade para não trabalhar, sendo enviado à uma instituição para doentes mentais. Um filme crítico sobre o métodos violentos que eram utilizados na época para tratar doentes mentais.
Os Descendentes
Os Descendentes
The Descendents
2011
EUA
Dramas FamiliaresLutoRelacionamentos
Baseado em um livro homônimo por Kaui Hart Hemmings, contando a história de Matt King (George Clooney) um pai de família que tem uma esposa em coma há bastante tempo e deve cuidar dos filhos, enfrentando o luto e também as dificuldades de seu casamento.
Antes do Pôr-do-Sol
Antes do Pôr-do-Sol
Before Sunset
2004
EUAFrança
Relacionamentos
Dez anos após Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy) se conhecerem e perderem contato. Se reencontram ao acaso, no lançamento do livro de Jesse sobre a noite inspirada pela história anterior. A segunda parte da trilogia.
50%
50%
50/50
2011
EUA
Filosofia de VidaLuto
Adam (Joseph Gordon-Levitt) tem 27 anos e descobre que está com câncer. Com a ajuda de seu amigo Kyle (Seth Rogen) e apoio emocional de sua analista (Anna Kendrick) ele vai enfrentar a doença. sendo que tem 50% de chance de vida. Baseado em uma história real.
Julieta
Julieta
Julieta
2016
Espanha
Dramas FamiliaresLutoMaternidade
Julieta (Emma Suárez/Adriana Ugarte) é uma mulher de meia idade que há muito perdeu contato com sua filha e, todos os anos, espera sua visita no aniversário. Ela estava de mudança para Portugal com o noivo, porém ao encontrar uma amiga antiga, decide procurar a filha. Uma história sobre amor, luto, morte, maternidade e abandono.
Sem Amor
Sem Amor
Nelyubov
2017
Rússia
Crítica SocialDramas FamiliaresInfânciaLuto
A história familiar de Boris (Alexey Rozin) e Zhenya (Maryana Spivak), casados há alguns anos, em processo litigioso, ele já com outra namorada, grávida, e ela com um novo parceiro. Boris e Zhenya também tem um filho Alyosha (Matvey Novikov), que abertamente nunca foi desejado pelos pais, é violentado fisicamente e psicologicamente. Em uma cena, eles brigam sobre o fato de nunca quererem ter sido pais, o seu filho ouve a briga por trás de uma porta, no dia seguinte ele desaparece sem deixar vestígios. Um filme interessante para discutir questões como o desejo da paternidade e maternidade, fronteiras familiares, papéis e funções familiares, resiliência, perda e luto.
A Separação
A Separação
Jodaeiye Nader az Simin
2011
Irã
Crítica SocialDramas FamiliaresRelacionamentos
Simin e seu marido Nader, estão se preparando para deixar o Irã, com a filha Termeh. Mas Nader, preocupado com o pai com Alzheimer, desiste da viagem. Decepcionada e infeliz no casamento, sua esposa pede o divórcio, decidindo sair de casa.
Peixe Grande e Outras Histórias
Peixe Grande e Outras Histórias
Big Fish
2003
EUA
Filosofia de Vida
EUA | 2003 Ed Bloom (Albert Finney) é um contador de histórias. Enquanto ele sai de sua cidade-natal, querendo fazer uma volta ao mundo, conta suas histórias e fantasias.
Capitão Fantástico
Capitão Fantástico
Captain Fantastic
2016
EUA
Dramas FamiliaresFilosofia de VidaLuto
Ben (Viggo Mortensen) e sua esposa são pais de seis crianças e decidem fugir da civilização e criar os filhos nas florestas selvagens do Pacífico Norte. Ben ensina-os a pescar, caçar, viver na selva e lidar com as emoções. Um filme marcante e divertido sobre felicidade, civilização, paternidade, morte e família.
Garota Exemplar
Garota Exemplar
Gone Girl
2014
EUA
Dramas FamiliaresForensePsicopatologias
Amy Dunne (Rosamund Pike) desaparece no dia do seu aniversário de casamento, deixando Nick (Ben Affleck) como o principal suspeito de seu desaparecimento. Eles tinham um relacionamento infeliz, do qual Nick constantemente reclamava para sua irmã.
The Normal Heart
The Normal Heart
The Normal Heart
2014
EUA
Crítica SocialSexualidade e Gênero
A luta histórica, e real, de ativistas pelos direitos dos homossexuais nos anos 80, no ápice e descoberta da AIDS, doença que matou muitos e ainda criou um preconceito contra homossexuais.
Histórias Cruzadas
Histórias Cruzadas
The Help
2011
EUA
Crítica SocialMaternidadeRacismo
No Mississippi em 1962, uma história que detalha o ponto-de-vista das empregadas negras nos EUA que trabalham para famílias brancas.
Dente Canino
Dente Canino
Kynodontas
2009
Grécia
Dramas FamiliaresEsquizofrenia
A história de uma família com três filhos que moram em uma casa isolada no subúrbio. Ao redor da casa há uma cerca que as crianças nunca atravessaram. As crianças nunca tiveram contanto com o exterior, são educadas em casa e os problemas aparecem quando as crianças começam a questionar o que não concordam ou entendem.
Ana, Meu Amor
Ana, Meu Amor
Ana, Mon Amour
2016
Romênia
RelacionamentosSexualidade e Gênero
Ana sofre de ataques de pânico. Toma está ao lado dela e até tira força de sua desordem. A psicanálise a ajuda a se recuperar, mas o mundo de Toma começa a cair. Uma história de amor que é também um estudo de doença e recuperação na Romênia moderna.
O Discurso Do Rei
O Discurso Do Rei
The King's Speech
2010
Inglaterra
Filosofia de VidaRelação Terapêutica
História real de George VI (Colin Firth), pai da rainha Elizabeth II . Forçado a assumir o trono, ele deve lidar com a gagueira, auxiliado por um terapeuta chamado Lionel Logue (Geoffrey Rush).
O Apartamento
O Apartamento
Forushande
2016
Irã
Crítica SocialDramas Familiares
Emad e Rana são obrigados a sair de seu apartamento porque o prédio está condenado devido à uma construção ao lado. Eles se mudam para um apartamento no centro do Teerã. Acontecimentos seguintes envolvendo violência sexual mudarão a história do jovem casal.
Uma Mente Brilhante
Uma Mente Brilhante
A Beautiful Mind
2001
EUA
EsquizofreniaFilosofia de VidaPsicopatologiasRelação Terapêutica
Filmobiografia de John Forbes Nash Jr. O filme conta a história real do personagem que, aos 21 anos, formulou um teorema que, mais tarde, lhe faria ganhar o Prêmio Nobel. Diagnosticado com Esquizofrenia, Nash lutou por toda sua vida para lidar com a doença.
O Minimo para Viver
O Mínimo para Viver
To the Bone
2017
EUA
Dramas FamiliaresPsicopatologiasRelação Terapêutica
Ellen (Lily Collins) está lidando com a anorexia, desesperançosa começa um tratamento com o Dr. William Beckham (Keanu Reeves) desafiando sua doença e procurando uma nova forma de ver a vida.
Para Sempre Alice
Para Sempre Alice
Still Alice
2015
EUAFrança
AlzheimerPsicopatologias
A Dra. Alice Howland (Julianne Moore) é uma professora de linguística reconhecida que, aos poucos, começa a se esquecer de coisas importantes e se perder na rua, sendo diagnosticada com Alzheimer.
O Anti-Cristo
O Anti-Cristo
Antichrist
2009
AlemanhaDinamarcaFrançaItáliaPolôniaSuécia
BipolaridadeEsquizofreniaPsicopatologias
Um casal está transando no banho, enquanto seu filho bebê está sozinho no quarto, ele consegue abrir a janela sozinho e acaba caindo e morrendo. O casal devastado e sentindo-se culpado pela morte do filho, se isola em uma cabana na floresta Éden. Ela (Charlotte Gainsbourg) é Escritora e ele (William Dafoe) é Psicólogo, juntos tentam passar pela dor da morte do filho. O filme é dividido em partes, tratando sobre os temas da dor, luto, morte, perda, desespero, loucura, maternidade, tortura, bipolaridade e religião.
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
Le Fabuleux Destin D'Amélie Poulain
2001
AlemanhaFrança
Filosofia de Vida
Amélie é uma garota inocente que mora em Paris e possui suas próprias convicções de felicidade e senso de justiça. Ele decide ajudar aos outros à sua volta e, no caminho, descobre o amor.
Ensaio sobre a Cegueira
Ensaio Sobre A Cegueira
Blindness
2008
BrasilCanadáJapão
Filosofia de VidaPsicopatologias
Baseado no livro de José Saramago, o filme conta sobre uma epidemia de cegueira, a doença surge inicialmente em um homem no trânsito e se espalha pelo país. Inicia-se uma quarentena, mas os atingidos pela doença começam a apresentar comportamentos agressivos. A única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher (Julianne Moore), que juntamente com um grupo de internos tente resgatar a humanidade.
A Caça
A Caça
Jagten
2012
DinamarcaSuécia
Crítica SocialForense
Lucas está se divorciando e consegue emprego em uma creche local. Começa a namorar e espera pela chegada de seu filho para o Natal. Sua vida dá uma reviravolta quando Klara, uma das crianças na creche, faz uma acusação de abuso sexual contra Lucas.
Reine Sobre Mim
Reine Sobre Mim
Reign Over Me
2007
EUA
Crítica SocialDepressãoPsicopatologiasRelação Terapêutica
Charlie (Adam Sandler) perdeu toda a família no atentado de 11 de setembro. Ele reencontra um amigo de escola que o ajuda a enfrentar a depressão.
A Onda
A Onda
Die Welle
2008
Alemanha
Crítica Social
Rainer Wegner é um professor de ensino médio que ensina ciência política aos seus alunos. Por estarem muito desinteressados, o professor sugere um experimento que explique os mecanismos do facismo. Ele se define líder do grupo, nomeado “A Onda”. Pouco tempo após, os alunos apresentam comportamentos autoritários e violentos. Baseado em fatos reais, ocorrido em 1967, nos Estados Unidos.
Interiores
Interiores
Interiors
1978
EUA
Dramas Familiares
Uma família rica de Manhattan é abalada quando o pai decide abandonar a família para viver com outra mulher.
Eu, Daniel Blake
Eu, Daniel Blake
I, Daniel Blake
2017
FrançaInglaterra
Crítica SocialTerceira Idade
Daniel é um homem beirando seus 60 anos que sofre um ataque cardíaco e começa a receber auxílio. Após uma entrevista ele perde o benefício e deve enfrentar a burocracia do sistema e sua falta de conhecimento em tecnologia, encontrando outras pessoas com o mesmo problema.
Relatos Selvagens
Relatos Selvagens
Relatos Selvajes
2014
ArgentinaEspanha
Crítica SocialDramas FamiliaresFilosofia de VidaLutoPsicopatologiasRelacionamentos
Seis histórias cômico-dramáticas sobre as violência humana, a traição, a imoralidade, a tragédia e a revolta. Cada história, com seus 20 minutos aproximadamente, mostra as faces mais desconhecidas e primitivas de seus personagens, mostrando o quão perverso, e engraçado, o ser humano pode ser. Interessantíssima reflexão sobre as relações humanas.
Geração Prozac
Geração Prozac
Prozac Nation
2011
EUA
DepressãoDramas FamiliaresPsicopatologiasRelação Terapêutica
Depressão,Dramas Familiares,Relação Terapêutica,Psicopatologias EUA | 2011 Elizabeth Wurtzel (Christina Ricci) é uma estudante de Jornalismo em Harvard, enfrentando problemas familiares e depressão e drogas, que a afastam das amigas e namorado. Então ela procura a ajuda da Dra. Diana Sterling (Anne Heche), que lhe receita o antidepressivo Prozac.
Todos Já Sabem
Todos Já Sabem
Todos Lo Saben
2018
EspanhaFrança
Dramas FamiliaresForenseRelacionamentos
Laura (Penélope Cruz) volta para a Espanha para o casamento de sua irmã, por motivos de trabalho, seu marido (Ricardo Darín) não pode ir com ela. Na Espanha ela reencontra um namorado de muito tempo, Paco (Javier Bardem).
Laranja Mecânica
Laranja Mecânica
Clockwork Orange
1971
EUAInglaterra
Crítica Social
Em uma distopia na Inglaterra, a violência das gangues juvenis povoca terror no país, com mortes, espancamentos e estupros. Alex (Malcolm McDowell) lidera uma das gangues e, após praticar vários crimes, é preso e submetido à reeducação pelo Estado, por meio de brutais tratamentos psiquiátricos.
(500) Dias com Ela
(500) Dias com Ela
(500) Days of Summer
2009
EUA
LutoRelacionamentos
“Essa é a história de um garoto que conhece uma garota, mas não é uma história de amor”. Tom (Joseph Gordon-Levitt), é um jornalista frustrado que escreve cartões comemorativos e românticos, quando conhece Summer (Zooey Deschanel) que começa a trabalhar com ele. Rapidamente ele se apaixona e começam a namorar, mas é clara a diferença de envolvimento afetivo. Um filme reflexivo sobre demandas afetivas, relacionamentos, amor, paixão e influência dos pais na concepção amorosa na vida adulta.
Atypical
Atypical
Atypical
2017
EUA
AutismoCrítica SocialDramas FamiliaresMaternidade
A história de um adolescente de 18 anos, com Autismo, procurando por independência e afeto, mas com poucas habilidades sociais.
After Life
After Life
After Life
2019
Inglaterra
DepressãoFilosofia de VidaPsicopatologias
Tony (Ricky Gervais) tinha um casamento feliz com sua esposa Lisa, até o momento de que descobriu um câncer e veio a falecer. Tony se esforça para lidar com a depressão, luto e a vida pós-morte de sua esposa.
Ilha do Medo
Ilha do Medo
Shutter Island
2010
EUA
EsquizofreniaPsicopatologias
Nos anos 50 dois detetives federais entram em uma Prisão Psiquiátrica isolada em uma ilha de segurança máxima para investigar o desaparecimento de uma paciente. Nessa instituição são praticados métodos de tratamento desumanos e ilegais. O filme trata sobre Transtornos de Personalidade e Transtornos de Humor, bem como o não tão falado Transtorno Dissociativo de Identidade (TEI), mostrando abertamente aos telespectador o que pode acontecer, mas a montagem de cenas é tão boa que, muitas vezes, a verdade passa despercebida.
O Lagosta
O Lagosta
The Lobster
2015
FrançaGréciaHolandaInglaterraIrlanda
Crítica SocialRelacionamentos
Nesta distopia a sociedade proibiu ser solteiro. Todos os solteiros e solteiras são presos e levado à um hotel, no qual terão 45 dias para encontrar seu parceiro(a). Os residentes que não encontrem um parceiro serão transformado em um animal de sua preferência e soltos na floresta. Além dos questionamentos filosóficos quanto à distopia, também são relevantes os questionamentos sobre os relacionamentos modernos e a felicidade obrigatória.
Senhor Ninguém
Senhor Ninguém
Mr. Nobody
2009
AlemanhaBélgicaCanadáFrança
Dramas FamiliaresFilosofia de VidaRelacionamentos
História dramática, romântica e filosófica de Nemo (Jared Leto) que, aos 118 anos é o último mortal e não consegue se lembrar de sua vida e suas escolhas, mas quando criança, sabe todas as possibilidades e consequências de suas escolhas. Na sua infância, durante o divórcio de seus pais, não tem certeza com quem ficou, na vida adulta não sabe com quem casou, mas sabe qual seu destino em cada uma das escolhas. Esse filme fala sobre o impacto de nossas escolhas, causalidade, amor, vida e morte.
Boyhood
Boyhood
Boyhood
2014
EUA
Dramas Familiares
Filmado ao longo de 12 anos, “Boyhood - Da Infância à Juventude” conta a história de um casal de pais divorciados (Ethan Hawke e Patricia Arquette) que tenta criar seu filho Mason (Ellar Coltrane). Durante os doze anos de gravação, acompanhamos o crescimento dessa família e das fases de desenvolvimento de Mason.
De Olhos Bem Fechados
De Olhos Bem Fechados
Eyes Wide Shut
1999
EUAInglaterra
Crítica SocialPsicopatologiasRelacionamentos
Bill Harford (Tom Cruise) é um médico casado com a curadora de arte Alice (Nicole Kidman). O casamento aparentemente feliz é abalado por confissões de desejo e traição, o que leva Bill a sair de casa para espairecer, encontrando ao acaso um amigo que o leva para uma seita secreta. Um filme sobre relacionamentos e uma crítica à sociedade americana.
Queda Livre
Queda Livre
Freier Fall
2013
Alemanha
RelacionamentosSexualidade e Gênero
Sobre a vida de dois policiais Marc Borgmann (Hanno Koffler) e Kay Engel (Max Riemelt), que acabam se envolvendo afetivamente. Marc, então, fica dividido entre viver esse novo amor e sua namorada, que está grávida. O tema principal é diversidade sexual e de gênero, sexualidade, dilemas familiares e individuais.
Ninfomaníaca (Volume II)
Ninfomaníaca (Volume II)
Nymphomaniac: Volume II
2014
AlemanhaBélgicaDinamarcaFrançaInglaterra
PsicopatologiasSexualidade e Gênero
Segunda parte sobre a história de vida de Joe (Charlotte Gainsbourg), uma mulher de 50 anos, diagnosticada com Compulsão Sexual.
Medianeras
Medianeras
Medianeras
2011
AlemanhaArgentinaEspanha
Crítica SocialRelacionamentos
Martin (Javier Drolas) e Mariana (Pilar López de Ayala) vivem na mesma rua, em edifícios opostos, mas eles nunca se conheceram. Eles andam pelos mesmos lugares mas nunca notaram um ao outro. Quais são as chances deles se conhecerem em uma cidade de três milhões de habitantes? O que os separa, irá uni-los.
Mãos Talentosas
Mãos Talentosas
Gifted Hands: The Ben Carson Story
2009
EUA
Crítica SocialDramas FamiliaresRacismo
Ben Carson é um menino pobre de Detroit com dificuldades familiares e de aprendizagem. Aos 33 anos ele se torna diretor do Centro de Neurologia Pediátrica do Hospital Universitário Johns Hopkins, em Baltimore, EUA. Baseado na história real do Doutor Carson, que em 1987 realizou uma cirurgia bem-sucedida para separação de gêmeos siameses.
Ela
Ela
Her
2013
EUA
Crítica SocialDepressãoPsicopatologiasRelacionamentos
Em um futuro não tão distante, na cidade de Los Angeles, Theodore Twombly (Joaquin Phoenix) é um homem cujo trabalho é escrever cartões postais, sempre com emoção e sentimento. Após o fim de um relacionamento ele compra um telefone novo, com um sistema operacional que interage com o usuário, com uma personalidade própria. O nome da assistente é Samantha, uma voz inteligente, sensível e empática, pela qual Theodore se apaixona. Esse filme é uma reflexão sobre a sociedade de consumo, as relações modernas limitadas, a distopia e os sentimentos de ternura e amor.
A Vida é Bela
A Vida é Bela
La Vita è Bella
1997
Itália
Crítica SocialFilosofia de Vida
Na Itália dos anos 40, Guido (Roberto Benigni) é levado para um campo de concentração nazista e tem que usar sua imaginação para fazer seu pequeno filho acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.
Green Book
Green Book
Green Book
2019
EUA
Crítica SocialRacismo
Tony Lip (Viggo Mortensen), é um segurança que dirige para Dr. Don Shirley (Mahershala Ali) um pianista negro de classe alta, guiando-o pelos Estados Unidos em uma turnê que passa apenas por bares seguros para negros.
Dor e Glória
Dor e Glória
Dolor Y Gloria
2019
Espanha
LutoMaternidadePsicopatologiasSexualidade e Gênero
Salvador Mallo (Antonio Banderas) é um melancólico cineasta com diversas doenças psicossomáticas, que revê sua história pessoal e profissional, desde sua infância pobre nos anos 60, passando pelos filmes que dirigiu, seus relacionamentos, até os dias de hoje. Película autobiográfica de Almodóvar.
Quando Nietzsche Chorou
Quando Nietzsche Chorou
When Nietzsche Wept
2007
EUA
História da PsicologiaPsicopatologias
Baseado no best-seller e premiado romance de Irvin Yalom, o filme conta a história de um encontro fictício entre o filósofo alemão Friedrich Nietzsche (Armand Assante) e o médico Josef Breuer (Bem Cross), professor de Sigmund Freud. Nietzsche ainda é desconhecido e tem tendências suicidas, o que o leva a procurar Breuer.
O Porco-Espinho
O Porco-Espinho
Le Hérisson
2009
FrançaItália
AdolescênciaDramas FamiliaresFilosofia de VidaMaternidade
Paloma (Garance Le Guillermic) é uma menina introvertida e inteligente de 11 anos, decidida a se matar em seu décimo-segundo aniversário. Fascinada por arte e filosofia, a menina passa o dia filmando seu cotidiano, a fim de fazer um documentário. À medida que a data de seu aniversário se aproxima, ela conhece pessoas que a fazem questionar sua visão pessimista do mundo.
RAIN MAN
RAIN MAN
RAIN MAN
1988
EUA
AutismoDramas FamiliaresPsicopatologias
Charlie (Tom Cruise) é um jovem que perde o pai. Os dois eram distantes, mas, ao ir ao velório descobre ter herdado um carro Buick 1949 enquanto outra pessoa havia herdado três milhões de dólares. Descobre então ter um irmão, Raymond (Dustin Hoffman), autista e extremamente inteligente. Os dois terão então que lidar com suas questões familiares e herança.
Corra
Corra
Get Out
2017
EUA
Crítica SocialRacismo
Chris (Daniel Kaluuya) é jovem negro que viaja com sua namorada Rose (Allison Williams) para conhecer sua família. Inicialmente o excesso de amizade da família parece uma tentativa forçada de aprovar o relacionamento deles, mas aos poucos fica evidente a verdadeira face da família. Um filme sobre racismo, perversão e loucura.
LadyBird: A Hora De Voar
LadyBird: A Hora De Voar
LadyBird
2017
EUA
AdolescênciaDramas FamiliaresMaternidadeSexualidade e Gênero
Lady Bird (Saoirse Ronan) é uma estudante no último ano do colégio e não faz ideia do que fazer depois que se formar. Ela tem uma relação difícil com sua mãe. Um filme sobre adolescência, profissão, futuro, ansiedade social e dilemas de vida.
Estamira
Estamira
Estamira
2004
Brasil
Crítica SocialDocumentáriosEsquizofreniaHistória da PsicologiaPsicopatologias
Estamira é a história de uma senhora de 63 anos que possui esquizofrenia. Um filme documentário sobre saúde mental e psicologia social.
Tiranossauro
Tiranossauro
Tyranosaur
2011
Inglaterra
DepressãoLuto
Joseph (Peter Mullan) é um homem grosseiro, agressivo, violento, raivoso e inconsciente e inconsequente de tudo que sente, sofrendo um luto, seguindo para um caminho de autodestruição. Sua vida começa a mudar quando ele conhece Hannah (Olivia Colman), uma vendedora da loja de caridade da igreja cristã, devota ao divino. Joseph e Hannah entram em conflito, em dois extremos, Joseph muito descrente e rígido, Hannah passiva e relutante à enfrentar a própria realidade, também violenta. Esse filme fala sobre luto, violência doméstica, devoção divina, enfrentamento dos conflitos pessoais e sociais.
Love
Love
Love
2015
EUAFrança
DepressãoDramas FamiliaresLutoSexualidade e Gênero
Murphy (Karl Glusman) é casado com Omi (Klara Kristin) e junto têm um filho. Um dia ele recebe uma ligação da mãe de sua ex-namorada, Electra, com a qual tinha uma relação aberta, e que está desaparecida há meses. Assim Murphy começa a relembrar os momentos que teve com a ex-namorada. Um filme com cenas explícitas de sexo que fala sobre relacionamentos abertos, infelicidade matrimonial, paternidade e traição.
Eu não sou um Homem Fácil
Eu não sou um Homem Fácil
Je ne Suis Pas un Homme Facile
2018
França
Crítica SocialRelacionamentos
Damien (Vincent Elbaz) é um machista e chefe de uma empresa que um dia sofre um acidente e acorda em uma mundo invertido, no qual as mulheres mandam. Ótima reflexão para rever concepções de machismo, patriarcado, diversidade, direitos de gênero e igualdade.
Minha Vida em Cor de Rosa
Minha Vida Cor-de-Rosa
Ma Vie En Rose
1997
França
Sexualidade e Gênero
Um filme que conta a história de Ludovic, uma criança que é vista pela família e comunidade como um menino, mas se comunica como menina. O filme retrata a família de Ludovic lutando para aceitar essa expressão de gênero.
O Experimento de Aprisionamento de Stanford
O Experimento de Aprisionamento de Stanford
The Stanford Prison Experiment
2015
EUA
Crítica SocialForenseHistória da Psicologia
História real de vinte e quatro estudantes da Universidade de Stanford que simulam uma prisão, tentando provar a teoria de Philip Zimbardo de que os traços de personalidade dos prisioneiros e guardas são a principal causa de comportamentos abusivos entre eles.
Shame
Shame
Shame
2011
EUA
PsicopatologiasSexualidade e Gênero
Brandon (Michale Fassbender) é um solteiro novaiorquino de 30 anos, viciado em sexo e pornografia, que tem complicações decorrentes do seu vício quando sua irmã, Sissy (Carey Mulligan) chega inesperadamente em seu apartamento. Um filme cortante sobre sexo, vício, famílias desestruturadas e suicídio.
Clube da Luta
Clube da Luta
Fight Club
1999
AlemanhaEUA
Crítica SocialEsquizofreniaFilosofia de Vida
Um empregado de uma empresa de segurança frustrado com sua vida e com insônia (Edward Norton) e um vendedor de sabonetes (Brad Pitt) criam uma seita para realizar uma revolução. Um filme sobre personalidade, violência, esquizofrenia, relacionamentos e grupos.
Breaking the Waves
Ondas do Destino
Breaking the Waves
1996
DinamarcaEspanhaFrançaHolandaIslândiaNoruegaSuécia
Crítica SocialDramas Familiares
A história de Bess, uma moça com leve deficiência intelectual que se apaixona por um trabalhador dos campos de petróleo. Ela viver em uma comunidade na Escócia, controlada por anciões. Seu marido é considerado como um forasteiro e mesmo não aceito, eles começam a morar juntos. Acontecimentos seguintes mudarão suas vidas e escolhas.
UP – Altas Aventuras
UP - Altas Aventuras
UP
2009
EUA
Filosofia de VidaTerceira Idade
Carl Fredricksen é um viúvo com setenta anos de idade, que passou a vida sonhando em explorar o planeta e viver no topo das cataratas. Um dia ele tem a ideia de fazer sua casa inteira flutuar até lá, com balões. Um filme sobre perdas, luto, terceira idade e resgate da juventude.
Precisamos Falar sobre Kevin
Precisamos Falar sobre Kevin
2012
Inglaterra
AdolescênciaCrítica SocialDramas FamiliaresMaternidadePsicopatologias
Inspirado no livro homônimo de Lionel Shriver, é um drama familiar da história de Tilda Swinton, mãe de Kevin, seu pai e sua irmã mais nova. A trama apresenta modelos de papel e função materno e paterno numa família com fronteiras difusas, sucumbindo às regras do filho mais velho. Kevin tem comunicação agressiva, manipulativa, comportamentos extremamente agressivos, disfuncionais, impulsivos e vingativos, superficialidade emocional, violência com animais e pessoas e delinquência juvenil, possivelmente diagnosticado com Transtorno Opositor Desafiador (TOD) um precursor ao diagnóstico de Transtorno de Personalidade Psicopática, o qual só pode ser diagnosticado na vida adulta.
Trainspotting: Sem Limites
Trainspotting: Sem Limites
Trainspotting
1996
EscóciaInglaterra
Crítica SocialDrogadição
“Escolha a vida”. Baseado no livro homônimo de Irvine Welsh, o filme foca na vida de Mark Renton (Ewan McGregor), um rapaz na Escócia que escolhe viver assumidamente como um viciado em heroína e deixa de lado os padrões da sociedade. Ao lado de seus quatro amigos, todos também viciados, curtem futebol e se drogar o tempo todo. Sobre drogadição, comportamento perigoso, dependência química e quebras de paradigmas sociais.
A Garota Dinamarquesa
A Garota Dinamarquesa
The Danish Girl
2016
AlemanhaBélgicaDinamarcaEUAInglaterra
Sexualidade e Gênero
Adaptação da biogradia de Lili Elbe (Eddie Redmayne), que foi a primeira pessoa a passar por uma cirurgia de mudança de gênero. Importante adaptação histórica sobre a Transexualidade.
Divertida Mente
Divertida Mente
Inside Out
2015
EUA
DepressãoFilosofia de VidaInfânciaPsicopatologias
Riley é uma garotinha que vivia no meio-oeste americano quando seu pai arruma um novo emprego em São Francisco. Ela é guiada pelas emoções – Alegria, Medo, Raiva, Nojo e Tristeza. Um filme sobre emoções básicas, de forma divertida e explicativa.
A Cor Purpura
A Cor Púrpura
The Color Purple
1985
EUA
Dramas FamiliaresFilosofia de VidaSexualidade e Gênero
Baseado no livro de Alice Walker, , conta a história de Celie (Whoopi Goldberg), violentada pelo pai, tornando-se mãe de duas crianças. Obrigatoriamente afastada de seus filhos, ela é tutorada por Mister (Danny Glover), que a trata como companheira e escrava ao mesmo tempo. Celie começa a contar sua história por cartas.
Augustine
Augustine
Augustine
2012
França
História da PsicologiaPsicopatologias
No Hospital Pitié-Salpêtrière, Charcot estuda a histeria na paciente Augustine, de 19 anos, tratando-a por meio da hipnose.
A Árvore Da Vida
A Árvore Da Vida
The Tree of Life
2011
EUA
Dramas Familiares
“A Árvore da Vida” é um filme denso sobre a relação de pai e filho em uma família comum, visão que se expande em passado e futuro da existência de vida no planeta. Um filme sobre amor, perdão, família e existencialismo.
Mindhunter
Mindhunter
Mindhunter
2017
EUA
Forense
Inspirada pelos relatos do ex-agente John Douglas e do escritor Mark Olshaker, a série de TV se passa em 1979 e acompanhará os talentosos investigadores Bill Tench e Holden Ford interrogando assassinos para resolver diversos casos de homicídio.
Os Sonhadores
Os Sonhadores
The Dreamers
2003
FrançaInglaterraItália
RelacionamentosSexualidade e Gênero
Uma história do trisal entre Matthew (Michael Pitt) e os irmãos gêmeos Isabelle (Eva Green) e Theo (Louis Garrel).
Garota, Interrompida
Garota, Interrompida
Girl, Interrupted
1999
AlemanhaEUA
BipolaridadeCrítica SocialDepressãoPsicopatologiasRelação Terapêutica
Em 1967, após uma sessão com um psicanalista que nunca havia visto antes, Susanna Kaysen foi diagnosticada como vítima de "Ordem Incerta de Personalidade" - uma aflição com sintomas tão ambíguos que qualquer garota adolescente pode ser enquadrada. Enviada para um hospital psiquiátrico, onde viveu nos 2 anos seguintes, ela conhece um novo mundo, de jovens garotas sedutoras e transtornadas. Entre elas está Lisa, uma charmosa sociopata que organiza uma fuga com Susanna, Daisy e Polly, com o intuito de retomarem suas vidas.
12 Anos de Escravidão
12 Anos de Escravidão
12 Years A Slave
2013
Inglaterra
Crítica SocialRacismo
Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), é um homem negro livre de Nova York. Ele é sequestrado e vendido como escravo. No décimo segundo ano de escravatura, ele conhece um abolicionista canadense.
Doze Homens e Uma Sentença
Doze Homens e Uma Sentença
12 Angry Men
1957
EUA
Filosofia de VidaForense
Um juri composto por doze homens se reúne para avaliar a culpa de um suspeito porto-riquenho de ter matado seu pai. Inicialmente, onze deles acredita ele ser culpado, apenas um discorda, o qual aos poucos vai fazendo-lhe avaliar melhor a situação.
Mãe!
Mãe!
Mother!
2017
EUA
Dramas FamiliaresEsquizofreniaFilosofia de VidaLutoMaternidadePsicopatologiasRelacionamentos
Um casal, Jennifer Lawrence e Javier Bardem, moram em um casarão sozinhos. Ela tenta restaurar o lugar e ele restaurar sua inspiração para escrever. Um filme sobre violência, misoginia, religião e abuso.
Freud
Freud
Freud
2020
AlemanhaÁustria
História da PsicologiaPsicopatologias
Adaptação livre da história da Psicanálise e de Sigmund Freud.
Silêncio do Céu
O Silêncio do Céu
Era El Cielo
2016
BrasilUruguai
DepressãoPsicopatologias
Chegando em casa, Mário (Leonardo Sbaraglia) testemunha o estupro de sua esposa Diana (Carolina Dieckmann) por dois homens desconhecidos. Assustado fica sem ação e não faz nada. Diana, sem saber que ele viu o crime, opta por manter tudo em segredo. Um filme sobre segredos conjugais e violência.
Onde Vivem os Monstros