Perguntas frequentes sobre Terapia

Está pensando em começar a fazer Terapia, mas ainda tem dúvidas sobre como funciona um Processo Terapêutico? Podem ser dúvidas sobre as teorias, sobre tratamento, profissionais, duração ou custo, não existe pergunta errada.

Pensando nisso, separamos algumas perguntas e respostas mais comuns para lhe ajudar na sua escolha.

Lista de Perguntas

As sessões são mesmo sigilosas?

Sim. É muito importante assegurar a confiança entre psicólogo e paciente durante o processo terapêutico, portanto, todo o conteúdo conversado em terapia é protegido pelo Código de Ética do Psicólogo e não será comentado fora das sessões.

Preciso falar sobre tudo?

O psicólogo guia as sessões de terapia e pode sugerir assuntos ou perspectivas para serem conversadas, mas o paciente sempre tem autonomia para decidir conversar ou não sobre esses assuntos.

Terapia é apenas uma consulta?

Terapia é um processo progressivo e contínuo. Portanto, por mais que uma sessão possa ser muito transformadora, é importante ressaltar que o processo de mudança pode demorar algum tempo e não deve ser apressado.

Quanto tempo tem cada sessão?

As sessões de terapia tem duração de 50 a 60 minutos cada, podendo ser estendido caso o psicólogo julgue necessário.

Qual a diferença enre Psicólogo e Psiquiatra?

O Psicólogo é o profissional graduado em Psicologia, treinado com estudo, embasamento prático e técnico-científico capaz de orientar seus pacientes em diversos assuntos e demandas, buscando reflexão, autonomia e visão crítica sobre as próprias experiências de vida do paciente. O Psiquiatra é o profissional graduado em Medicina que realizou a residência em Psiquiatria, sendo assim apto a avaliar e medicar seus pacientes.

Qual o valor de uma consulta com um Psicólogo?

Os valores cobrados pela consulta com um Psicólogo são estabelecidos considerando a experiência de consultório, o investimento em Especializações, Mestrado e Doutorado, e devem respeitar a Tabela de Honorários estabelecida pelo Conselho Federal de Psicologia.

Tenho Plano de Saúde, posso pedir reembolso?

Atualmente os Planos de Saúde e Convênios são obrigados a reembolsar seus segurados, de acordo com a Resolução Normativa Nº 465 de 2021, da Agência Nacional de Saúde. Contudo, cada plano de saúde também está autorizado a definir valores e regras para o reembolso. Portanto, é seu direito solicitar informações e reembolso ao seu Plano de Saúde.