Como solicitar reembolso da Terapia?
Trabalho apenas com sessões particulares. Caso você tenha Plano de Saúde, pode se informar abaixo sobre o procedimento necessário para solicitar o reembolso.
Sobre o Reembolso
O reembolso é um direito garantido em lei para o paciente que possui Plano de Saúde. A vantagem principal do reembolso é poder escolher seu profissional, independente de ser ou não vinculado ao Plano.
A Agência Nacional de Saúde (ANS) orienta e regulamenta o funcionamento dos planos, assegurando aos pacientes cobertura dos atendimentos psicológicos e outras especialidades.
De acordo com a Resolução Normativa Nº 541 e 465, da ANS, os Convênios devem reembolsar os segurados, não podendo limitar a quantidade de sessões psicológicas, independentemente do diagnótico. Entretanto, cada plano de saúde também está autorizado a definir valores e regras para o reembolso. Portanto, é seu direito solicitar informações e reembolso ao seu Plano de Saúde.
Procedimentos
1. Informe-se sobre seu Plano
Ligue para seu Plano de Saúde e solicite informações detalhados sobre o procedimento e valores referente ao reembolso pelos atendimentos psicológicos. Cada Plano pode ter regras ou valores e porcentagens diferentes. Seu plano é obrigado a fornecer essas informações.
2. Guia de Encaminhamento Médico
A maioria dos Planos de Saúde solicita que antes de iniciar seu Atendimento Psicológico, você seja atendido por um Médico. Salvo exceções, não é necessário que o atendimento médico seja realizado por um Psiquiatra, contudo pode ser muito proveitoso.
Para que o documento seja aceito pelo Plano, é necessário que conste a indicação por Atendimento Psicológico, o Código Internacional de Doenças (CID), o Número de Registro do Médico (CRM) e carimbo do profissional.
3. Agende seu Atendimento com um Psicólogo
Para ser atendido, basta entrar em contato solicitando informações sobre agenda e valores.
4. Recibo ou Nota Fiscal
Ao ser atendido e realizar pagamento por qualquer profissional de saúde, incluindo Psicólogos, você tem direito à um comprovante dos serviços prestados.
Psicólogos Autônomos emitem Recibos referentes aos pagamentos recebidos. Cada recibo deve constar Beneficiário, Valor, Local, Data, Descrição dos Serviços, Nome do Profissional, CRP, CPF, Assinatura e Carimbo.
Psicólogos que possuem CNPJ e trabalham como empresas emitem Notas Fiscais pelos pagamentos recebidos. Cada nota fiscal deve conter as mesmas informações do Recibo.
5. Reembolso
Tendo o documentos em mãos, o paciente pode enviar os documentos ao Plano. Os prazos para reembolso variam, alguns pagam em poucos dias, outros em 30 dias ou mais. Além disso, o valor máximo ou porcentagem de reembolso também pode variar.